sábado, 29 de maio de 2010

Gôndolas para supermercados

Gôndolas para supermercados bem decoradas podem ser uma boa dica para quem quer ter o seu ambiente sempre inovado para atrair o melhor público. Veja o artigo abaixo que fala um pouco sobre esse assunto:


Ambientação de gôndola: simplicidade poderosa no PDV

*Por Christiany Zanotto Sena

Gôndola é tudo igual? Não necessariamente. Na busca por atrair e convencer o consumidor à compra, ela pode ser a distância mais curta até o check out. A ambientação ou decoração de gôndola desponta como aliada dos anunciantes, num momento em que o grande desafio é desenvolver artifícios para promover a decisão instantânea do consumidor e a compra por impulso.

O conceito é simples, mas os resultados são generosos. Trata-se de decorar todos os pontos visíveis da gôndola de forma a demarcar toda a área de exposição do produto com faixas e materiais personalizados da marca. Em meio à diversidade de produtos expostos no corredor, aquele que consegue chamar a atenção e influenciar a intenção de compra do shopper tem grande vantagem competitiva.

A técnica de roupagem de gôndola, ou envelopamento, como também é conhecida, investe em uma comunicação visual agressiva, que causa alto grau de envolvimento do consumidor. Como um dos objetivos é evidenciar a marca principalmente na categoria, o projeto tem o poder de atrair quase que inconscientemente quem passa pelo corredor. A gôndola decorada, mais visível e ilustrativa, torna-se também mais popular que as demais.

A identificação instantânea da marca é outra grande vantagem desta roupagem. Geralmente, utiliza-se a logomarca ou a cor trabalhada nas comunicações do produto também na ambientação de gôndola, o que causa associação instantânea da marca ao local em que ela pode ser encontrada no corredor. O forte impacto visual também gera visibilidade ao projeto em qualquer ponto do corredor da categoria, perto ou longe do ponto decorado.

Outro benefício é a organização de produtos na gôndola. A decoração cria uma área personalizada, um espaço exclusivo para o produto, organizando a sua exposição e melhorando a disposição dos itens, esteticamente. Diante da infinidade de produtos expostos, com diversos tipos de materiais promocionais de cores e tamanhos diferentes, esta padronização do material que circula os produtos chama a atenção pela “disciplina” visual.

E o melhor de tudo: a ambientação de gôndola não necessita de muitos materiais para ser produzida. Bandejas tipo cantoneiras podem incrementar as faixas de gôndola quando aplicadas de forma contínua. Elas ainda auxiliam no processo de demarcação da área de exposição, delimitando início e fim deste espaço. Os stoppers também cumprem importante função nesta decoração, já que projetam a comunicação para fora da área de exposição e aumentam a visibilidade em outros pontos do corredor, colaborando ainda para delimitar o espaço exclusivo da marca.

Testeiras posicionadas no topo da gôndola auxiliam a demarcação horizontal do espaço e ajudam a identificar a área do produto. Elas também são a melhor opção para aumentar a área de comunicação para além do limite superior da estrutura de exposição da gôndola, evidenciando-se no quesito visibilidade.

A ambientação de gôndola pode ser considerada uma ferramenta simples se comparada com outros tipos de displays, pois utiliza a própria estrutura da loja, ou seja, a área já existente de exposição do seu produto, colocando-o em destaque. Mas ela ainda cumpre um papel extremamente importante para qualquer empresa: é capaz de agregar valor à marca. No momento em que uma luz amarela se acende para todas as ações de marketing, uma iniciativa simples pode se tornar o diferencial para a manutenção de boas vendas no varejo.

Sobre a AZ4 Group
A AZ4 Group, referência nacional na produção de displays e material promocional para ponto de venda, foi formada da união das empresas Az4 Displays e HP5 Merchandising. A companhia produz peças diferenciadas para valorizar a imagem dos produtos de seus clientes e impulsionar o consumo no ponto de venda, em linha com as principais normas de preservação ambiental. A empresa foi a mais premiada nas últimas duas edições do (Point of Purchase Advertising International - associação internacional especializada em merchandising no ponto de venda), em 2006 e 2007, e possui clientes líderes do mercado anunciante, como Unilever, Colgate Palmolive, L’Oreal, Masterfoods, Adams, Ambev, Coca-cola, Nívea, Garoto e Acrilex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário